top of page

O cenário pós-pandêmico e as tecnologias educacionais

Minha jornada como professor de inglês foi definitivamente impactada pelas mudanças drásticas que ocorreram com a integração das tecnologias digitais na minha prática pedagógica. Quando comecei a faculdade em 2018, as tecnologias já estavam presentes, mas eram mais discretas e não tinham o papel central que assumiram após o surto global da pandemia. No início, as aulas eram predominantemente presenciais, com materiais impressos e interações diretas com os alunos. Contudo, à medida que avançava nos estudos, percebi gradualmente a crescente importância das tecnologias digitais na educação, conforme discutido por Selwyn e colaboradores.


Com a pandemia, o cenário educacional sofreu uma transformação radical. De repente, fomos obrigados a migrar para o ensino remoto, o que representou um desafio sem precedentes tanto em meu contexto como aluno quanto como professor. A transição para o ambiente online foi repleta de obstáculos, mas também abriu portas para novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional. Como professor, tive que me adaptar rapidamente a essa nova realidade, explorando ferramentas tecnológicas e estratégias de ensino online para garantir a continuidade do processo educacional.


Durante esse período, descobri maneiras inovadoras de engajar os alunos por meio de plataformas de ensino à distância, recursos multimídia e interações virtuais. Embora tenha sido desafiador, aprendi a aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis para criar experiências de aprendizado significativas e envolventes para os estudantes.



No entanto, também enfrentei uma série de desafios ao longo desse processo. A gestão do tempo tornou-se mais complexa, assim como a necessidade de manter o engajamento dos alunos e superar as barreiras tecnológicas. Além disso, a adaptação às novas demandas do ensino online exigiu um esforço adicional de capacitação e atualização constante das minhas habilidades como aluno e educador digital.


Em resumo, minha experiência como professor de inglês passou por uma transformação radical devido à intensificação do uso de tecnologias digitais em sala de aula. Apesar dos desafios enfrentados, essa jornada também me proporcionou a oportunidade de explorar novas abordagens pedagógicas, desenvolver habilidades tecnológicas e promover uma educação mais inclusiva e acessível para os alunos. Essa evolução contínua reflete não apenas a minha adaptação às mudanças do mundo moderno, mas também a minha dedicação em oferecer uma educação de qualidade em qualquer contexto.

Comments


bottom of page